Dentre os diversos peixes cultivados no Brasil, a tilápia se destaca pelo conjunto de técnicas utilizadas em sua produção, que permitem que o piscicultor tenham uma produtividade mais elevada se comparado a outras espécies.

A tilápia é um dos peixes preferidos dos aquaponistas, por ser resistente, bastante rústico, possui uma alta taxa de conversão alimentar, pode tolerar altas densidades de estocagem, além de ter um bom preço comercial.

Qual a Temperatura ideal para Criar Tilápias

Temperatura ideal para criar Tilápias

Por se tratar de um animal tropical, a temperatura ideal da água para a criação de tilápia deve estar entre 26 a 32ºC. Portanto, a tilápia pode ser cultivada em quase todo o território brasileiro, no entanto, espera-se que os peixes criados em locais onde a temperatura da água excede a faixa ideal se desenvolvam mais lentamente.

Temperaturas abaixo de 16 ° C são prejudiciais ao crescimento da tilápia, pois elas param de se alimentar e não podem se reproduzir em temperaturas abaixo de 18 ° C, dependendo da espécie.

Se a temperatura da água chegar abaixo de 10°C, pode até morrer

Tilápias criadas em temperaturas de 23° C a 26 ° C, crescem menos que em temperaturas mais altas 26 e 32 ° C.

Portanto, embora a tilápia seja um peixe resistente, não é recomendado sua criação em regiões mais frias, como Rio Grande do Sul e até São Paulo, que atingem baixas temperaturas durante o inverno, com relatos de diversos criadores que já perderam toda ou parte de sua produção durante esta época.

Como evitar que a temperatura da água caia muito

Se você quer montar seu sistema de aquaponia com tilápias em uma região fria do país, poderá utilizar alguma dessas técnicas para ajudar a conservar a temperatura do seu tanque e assim acelerar o crescimento e evitar mortes dos peixes.

Utilizar uma estufa – Se você tem espaço e recursos, poderá montar uma estufa sobre os tanques, conservando a temperatura durante a noite e ajudando no aquecimento durante o dia.

Pintar de preto – Se estiver utilizando uma caixa d’água ou tanque IBC, poderá pintar a parte externa do tanque com tinta preto fosco, que absorve mais o calor do sol, aquecendo as paredes do tanque e consequentemente, aquecendo a água.

Faça uma cobertura – Se você não consegue montar uma estufa, poderá fazer uma cobertura sobre seus tanques, que também ajudará a manter a temperatura a noite e ajudar a aquecer a água durante o dia.

Sistema de aquecimento – Outra alternativa é utilizar um sistema de aquecimento da água, que pode ser um sistema de aquecimento de água de piscina, um sistema de aquecimento solar e até um aquecedor elétrico, a gás e até com madeira.

Dicas para medir a temperatura da água

A avaliação da temperatura da água dos peixes é uma tarefa importante e simples, que pode ser feita utilizando termômetros de diversos tipos.

Faça medições duas vezes por dia e uma vez por semana durante um ano. Essas medições devem ser realizadas entre 6 e 7 horas da manhã, quando será observado o menor valor de temperatura do dia, e o outro horário entre 14 e 15 horas à tarde, quando o maior valor de temperatura será observado no dia.

Dessa forma, fica-se sabendo a maior e a menor temperatura da água ao longo do ano na sua região.

A etapa mais esperada pelos criadores de tilápia ou qualquer outra espécie é o momento da despesca, que encerrará o cultivo e iniciará a comercialização.