Tilápia Tailandesa Características
A tilápia Tailandesa é uma espécie totalmente adaptada no Brasil, os machos atingem em torno de 50 cm e podem pesar a mais de 5 kg.
Maturação precoce, carne deliciosa e alto rendimento de filé; são algumas das características que fazem da tilápia tailandesa um dos mais cultivados no Brasil e no mundo.
Outra característica desta espécie é que os machos crescem mais do que as fêmeas, porque as fêmeas transferem a maior parte da proteína que consomem da alimentação para a reprodução. A reprodução descontrolada pode levar a problemas de superpopulação de peixes em lagos cultivados, aumentando a disputa por alimento e oxigênio, resultando no não crescimento de todos os peixes.
É por isso que é importante criar apenas machos no sistema intensivo e semi-intensivo, o que pode ser conseguido comprando alevinos revertidos.
O número ideal de exemplares de tilápia tailandesa por tanque pode variar dependendo do tipo de cultivo, normalmente são utilizados 3 a 5 peixes por metro quadrado em tanques escavados, enquanto em sistemas intensivos como gaiolas, são estocados cerca de 100 peixes por metro quadrado.
O período de crescimento também varia muito dependendo do clima, condições ambientais, alimentação e densidades de estocagem, mas geralmente é de 7 a 10 meses.
Nome Espécie: Tilapia Tailandesa
Nome Científico: Tilapia rendali, Oreochromis niloticus
Família: Cichlidae
Distribuição Geográfica: Espécies da África, introduzidas em quase todo o Brasil.
Tilápia Tailandesa na Aquaponia
Este é um dos melhores peixes para se criar na aquaponia urbana, pois é um peixe que resiste bem a mudanças na água, baixa oxigenação e tem uma ótima conversão alimentar. Portanto, é um dos peixes que recomendamos para todos os aquaponistas.
Confira as Dicas de Aquaponia
Malacocultura: Cultivando Moluscos para um Futuro Sustentável
A malacocultura é a prática de cultivo de moluscos, abrangendo
O que é um Filtro Biológico e Como Funciona?
Um filtro biológico é um sistema de tratamento de água
O que são filtros UV e como funcionam?
Os filtros UV utilizam a radiação ultravioleta para eliminar microrganismos