Temperatura ideal para Tilápias e Aquecimento da Água

Dicas para acelerar o crescimento da tilápia e mais dicas para aquecer água, principalmente no inverno.

A faixa de temperatura ideal para a tilápia é de 28 a 32 graus. Dentro dessa faixa, desde que outros parâmetros da água sejam satisfatórios, como oxigenação e alimentação, os peixes se alimentam bem e crescem rapidamente.

Aprenda a montar um sistema de aquaponia em sua casa.

Temperatura ideal para Tilápias e Aquecimento da Água

Temperatura ideal para Tilápias é de 28 a 32º. Abaixo de 18 graus, a tilápia para de comer e abaixo de 10 graus ela morre. Portanto, você deve ter muito cuidado em regiões frias como são Paulo e Rio Grande do Sul ou criar outras espécies que toleram bem o frio, como salmão, truta e carpa.

A temperatura, oxigênio dissolvido e poluição são fatores intimamente relacionados no ambiente aquático, pois conforme a temperatura aumenta, a taxa metabólica dos organismos aumentará, levando a maior consumo de energia e oxigênio e, portanto, sensibilidade ao ambiente aquático.

Alta temperatura: poucas espécies suportam altas temperaturas (acima de 35ºC), pois costumam estar associadas à diminuição do nível de oxigênio dissolvido no meio aquático. Ao mesmo tempo, além de afetar o metabolismo, também aumenta a taxa respiratória e reduzem a hemoglobina (pigmento do sangue).

Qualquer uma dessas condições geralmente fará com que os peixes sufoquem e morram.

Baixa temperatura: a baixa temperatura também fará com que a maioria dos peixes morra, e essas criaturas terão focos sangrando. Devido à produção reduzida de muco protetor da pele, a baixa temperatura também pode enfraquecer o organismo, promover ataques de parasitas e até causar sua morte.

Choque térmico: Uma flutuação repentina de temperatura de pelo menos 3 a 4 ° C no mesmo dia é considerado uma variação brusca de temperatura.

Essas mudanças são estressantes para os peixes (geralmente causando sua morte), especialmente para os peixes jovens (e, portanto, mais sensíveis), porque eles são criaturas de sangue frio e não têm capacidade de regular a temperatura. Quando a temperatura ambiente muda, o corpo precisa de tempo para se adaptar.